Primeiro Post

Olá Mundo!!
         Esta costuma ser a saudação que apresentamos nos primeiros programas de computador que escrevemos, nos primeiros sites que construímos e etc. Isto porque quando jogamos nosso produto na rede ele pode ser visto, utilizado, compartilhado em todos os cantos do vasto globo terrestre.
        Esta saudação permanece presente aqui para lembrar a mim e a quem interessar possa que este blog tem o propósito de inserir o professor brasileiro na realidade digital, no mundo da realidade digital.
         O tempo em que vivemos é tal que,  nossa realidade física,  nossas atividades diárias, compromissos e etc, foram alterados pela realidade digital, pois quem está conectado a uma rede virtual na internet, faz transações bancárias, pagamentos, envia e recebe e-mails, estuda,se comunica em redes sociais,  ou faz outras infinitas atividades e precisa  aceitar que também vive uma vida ali, com propósitos, amizades, informações entre outras, sempre ao alcance de um clic.
Hoje os relacionamentos e o dia-a-dia coexistem com uma vida cheia de compromissos e relações com o mundo virtual.
         A educação brasileira, neste sentido está paralisada anos atrás. Mas muitos anos mesmo ainda.
Parece inverossímil aceitar que a escola deva ficar por mais tempo alheia à toda potencialidade da grande rede de comunicação existente hoje, baseada na internet e nos dispositivos móveis, como tablets e celulares.
         Foi-se o tempo em que utilizar as novas tecnologias na escola era só levar os alunos para o laboratório de informática. O professor deve fazer as pazes com a tecnologia utilizando-a como aliada no processo de ensino-aprendizagem, tornando o aluno protagonista de seu saber e produtor de conhecimento a ser compartilhado.

         Os recursos tecnológicos disponibilizados pela realidade atual são tais, e a inserção dos nossos jovens nestes meios são tamanhos que, caso optemos por fechar nossos olhos à necessidade de dialogar com mais proximidade com estas tecnologias, o abismo entre professor e aluno será maior do que jamais foi.
Estamos aqui para que possamos construir com nossos amigos professores de todos os cantos deste país uma metodologias, práticas transformadoras que nos aproxime do ambiente vistual e concomitantemente da realidade e anseios de nossos alunos. Acreditarem , é muito mais fácil, prazeroso e eficaz do que se pensa, lidar com esta nova realidade, pois temos certeza que a tecnologia não é benéfica por si só para o processo pedagógico, mas sim quando fazemos uso dela com inteligencia e criatividade.

         As dificuldades podem ser superadas rapidamente com o uso da criatividade e também a necessária participação do aluno.
         A rápida evolução das tecnologias parece assustadora aos que como eu, conheceram o computador com aproximadamente 8 anos, e acho que foi bastante cedo. É mais assustador ainda aos que viveram épocas ainda mais saudosas.
         A juventude que hoje preenche os espaços de nossas salas de aula, nasceu em um mundo onde o windows 95 já dominava milhares de lares e a internet começara a se proliferar. Eles nasceram imersos nesta realidade e somos nós que estamos atrasados e precisamos nos adaptar a estas tecnologias.
Contudo, é clara a necessidade de uma prática metodológica específica para poder utilizar toda essa potencialidade, e é para isso que este blog foi criado, para unir professores interessados em aprender e compartilhar conhecimento e experiencias que tornem nossa prática pedagógica mais rica e eficiente e seus propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário