O Google e suas ferramentas. Google Maps

       
Clique na imagem para ir ao site

         Como prometido, um post sobre o Google Maps -    .
       Para quem não conhece, o site https://maps.google.com.br é um serviço gratuito oferecido pela Google onde é possível fazer a visualização de praticamente toda a superfície da terra, através de fotos de satélites e também de carros que percorrem as cidades fotografando todas as ruas.
        Acessando o site, você pode digitar qualquer endereço no mundo e se divertir visitando locais por todo o planeta podendo verificar detalhes como terrenos, cidades e suas ruas, rios e oceanos. É por sí só uma grande fonte de informação.
         Tenho visto que a maioria dos professores que usam o google maps são de geografia. Mas eu mesmo tenho umas ideias bacanas para utilizar com a História, e tenho certeza de que é possível utilizar esta ferramenta também com Física, Portugues e Matemática.
          Além de mostrar os caminhos, existe dentro da página uma opção para o google street view, que é uma modalidade onde a google fornece a foto das ruas. Para isso a empresa estadunidense conta com frotas de carros em diversas cidades do mundo equipados com inúmeras câmeras. Estes carros passeam pelas ruas da cidade fotografando cada metro. Assim é possível ter uma experiência bastante interessante, vendo placas de lojas e ruas e detalhes que podem ser trabalhados para virar atividades de aula.



         Além disso, e possível ver inúmeros pontes interessantes do planeta. Para se ter idéia da magnitude deste projeto, foram inúmeros os achados da ciência por conta do google maps. Já foram encontrados sítios arqueológicos através do programa, assim como navios naufragados, antigos rios que secaram e até novas montanhas.
Imagem do Google Street View

         O google maps é um site, porém existe um programa derivado deste site, chamada Google Earth. Este programa pode ser baixado e tem ainda mais funcionalidades do que o google Maps.
Extremamente recomendado para educadores.
Clique na imagem para ir ao site

         Para finalizar, não poderíamos de deixar de lembrar que podemos utilizar esta ferramente com muto sucesso também em aulas com temas transversais.
         Se você tem uma experiência bacana, pode e quer compartilhar conosco, seria fantástico.

Até mais!

Algumas referências

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ensine-cartografia-turma-usando-google-earth-474725.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário