Construindo Aplicativos

         Como prometido, um post sobre CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA QUEM NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA.
         Já falamos sobre a existência de aplicativos educacionais, porém ressaltaremos novamente a inconveniência destes apps de não serem personalizados para as necessidades de todos os professores.
         Conheceremos neste post um dentre muitos sites construtores de aplicativos.
         A fábrica de aplicativos oferece uma lista de funcionalidades para que você escolha uma ou várias e possa montar um aplicativo de verdade e compartilhar com quem quiser. Existe também uma função paga em que você define como quer e a equipe do site monta o aplicativo para você. Mas não é nisso que estamos interessados agora.
         Ao entrar no site e clicar no botão FAÇA VOCÊ MESMO, você começa escolhendo as cores de fundo de seu aplicativo, a abertura e a imagem de fundo.
         Na segunda tela é que vem a parte mais interessante. Você pode escolher quais funcionalidades seu aplicativo vai ter. Lembrando que os apps criados na fábrica de aplicativos servem para qualquer sistema operacional.
         Por exemplo, caso alguma de suas turmas, ou sua matéria possuir um blog, ou um grupo ou página no facebook, você pode inseri-las no aplicativo, pois assim, toda vez em qualquer lugar que o aluno acessar o aplicativo ele saberá das últimas atualizações. Você pode criar uma página com imagens, textos, vídeos, grupos de discussões, youtube, twitter e até usando o google maps.

         Talvez alguns fiquem assustados com tudo isso, mas em pouco tempo é fácil se familiarizar. Há possibilidade de criação para qualquer matéria e para fins transdisciplinares também. Lembrando que seu aluno terá acesso em qualquer lugar, pois o aplicativo fica instalado em seu celular, ou tablet.
         Para a instalação, basta baixar o app após terminar de construí-lo. Outra possibilidade é através de código QR.
         Veja que esta não é uma ferramenta que é usado em separado, ao contrário, é necessário alimentá-la com conteúdo e links que interessem ao professor a à matéria. Converse com seus alunos para mais idéias de utilização.

        Seguem alguns aplicativos interessantes criados com esta ferramenta.
Aplicativo para o ENEM.
Clique na imagem para saber mais
Aplicativo sobre a ditadura militar no Brasil. criado por alunos de um colégio de SP.
Clique na imagem para saber mais.

Aplicativo que informa atividades culturais na periferia de SP.
Clique na imagem para saber mais.

        E não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências.

CLIQUE AQUI  e veja também o post onde comentamos sobre alguns aplicativos muito legais para usar em sala de aula! Não deixe de conferir!

        Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário