Ótima experiência de professora com o Facebook

         Acabo de ler um artigo muito legal, de uma professora Estadunidense sobre o uso do facebook em sala de aula.
        
         Segue abaixo a matéria na integra.
     “À medida que educadores e pais se empenham em saber mais sobre as maneiras como sites de redes    sociais, como o Facebook, podem ser catalisadores de aprendizagem na sala de aula, professores podem ainda usar seu poder de relevância para criar experiências significantes na sala de aula.
    Após um semestre de estudo sobre heróis da mitologia grega, minha colega Rachel Mullen e eu queríamos oferecer um tipo diferente de prova final que desafiasse os alunos a modernizar os heróis. Nós inventamos uma unidade abstrata que solicitava aos alunos para criar seu próprio super-herói moderno, sintetizando as qualidades que havíamos explorado ao longo do semestre.
Embora esse projeto fosse de três partes — os alunos teriam de criar um super-herói, indicá-lo ao prêmio de “Herói do ano” e fazer um discurso de aceitação do prêmio como o herói — nós sabíamos o quanto era importante o total entendimento desse personagem para conseguir engajar os alunos nas partes subsequentes do projeto.
      A resposta surgiu na forma de uma página do Facebook. Os alunos desenvolveram seus personagens no formato do Facebook, determinando o perfil de seus personagens, suas publicações no mural, os tipos de pessoas de quem eles seriam amigos e até mesmo o tipo de música apreciado por eles.
      Usar esse processo não só ajudou os alunos a formular, de forma autêntica, a personalidade de seus super-heróis, mas também abriu as portas para uma discussão importante sobre as personalidades on-line, como elas eram criadas e a responsabilidade que todos nós devemos assumir na comunicação em rede social. Essa primeira etapa do projeto foi comprovadamente bem-sucedida e essencial para alcançar as metas do restante da experiência.”
                                                                                                            Sarah Brown Wessling,

                                          Vencedora do prêmio nacional Professora do Ano de 2010 nos Estados Unidos

          É uma experiência simples, mas que mostra o quão eficaz este recurso pode ser.
          Quem tiver outras experiências assim, compartilhe-as conosco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário