segunda-feira, 21 de julho de 2014

Uso do Instagram em atividade pedagógica. Referente ao video "Professor, Você tem 5 minutos?"

Olá colegas!

     É claro, evidente e incontestável que as redes sociais atraem, mobilizam e conectam adolescentes por todo o mundo.  Incontestável também é o fato de que professores tem um tempo muito reduzido do seu dia, trabalham muito e não podem contar praticamente com nenhum auxílio do governo para realizar o processo de formação continua. Temos dupla jornada, acumulamos com nossas obrigações familiares … Não sobra tempo nem para descansarmos.

     Pensando neste perfil de professor que são a maioria de nossos colegas, é que decidimos criar o quadro “ Professor, você tem 5 minutos?” .

     Este quadro conta com sugestões e dicas de como podemos utilizar as novas tecnologias em sala de aula e o mais interessante é que essas sugestões são passadas em mais ou menos 5 minutos com todos os detalhes que um professor necessita para colocá-las em prática.

   Para começar, trabalharemos com o uso daquele que é considerado por muitos como um enorme problema, temos inclusive leis sobre o assunto: “ O Celular”.


     Existe um aplicativo que também é uma rede social chamado Instagram, nossa dica desta semana é que o professor de qualquer disciplina utilize o instagram para a apresentação de trabalhos, exposição e pesquisa de um determinado tema.

    É importante que o professor tenha em mente que conteúdo e forma andam de mãos dadas, uma ideia criativa e um instrumento inovador pode fazer a aula ficar muito mais interessante para o aluno.

Assista o vídeo e leia abaixo mais sugestões de atividades:

Artes:
Podemos trabalhar como fotógrafos, os alunos adoram se auto fotografar, podemos criar um tema gerador dentro do conteúdo que você precisa trabalhar e solicitar que eles fotografem com o instagram.
Outra ideia interessante é fazer um levantamento das expressões artísticas que podemos fotografar dentro da comunidade escolar. Os alunos podem fotografar a dança, grafites, artesanato, produzido dentro de sua comunidade.
Os 15 segundos de vídeo podem ser utilizados para expressão corporal de determinado movimento artístico, e é claro para definir a impressão e sentimento que determinada obra surtiu no indivíduo.
O aluno também pode expor seus trabalho no isntagram para que os colegas de outras salas vejam através da #.  Lembrando que é através do uso da # associada a uma palavra chave que deverá estar em todas as fotos que os alunos tirarem, é que você irá conseguir agrupar estar imagens e poder imprimir ou usar no notebook ou computador da escola.

Filosofia:
O professor de Filosofia pode solicitar aos alunos que representem em forma de imagem ou vídeo de 15 segundos um conceito filosófico.
Pode solicitar aos alunos que fotografem coisas, objetos, pessoas que representem as questões existenciais que mais lhes inquietam.

História:
Professor de História pode solicitar que seus alunos em 15 segundos diga o que mais lhe interessou na matéria do bimestre ou qualquer outro recorte temporal.
Podemos solicitar que o aluno sintetize um conceito trabalhado ou dê sua opinião sobre um tema .

Geografia:
 Fotografar os tipos de relevo, as mudanças no território, a ocupação do espaço físico.
Os alunos podem fotografar os córregos ou rios que passam por sua comunidade...

Educação Física
O professor pode solicitar aos alunos que fotografem e descrevam os diferentes jogos que eles praticam em suas ruas e comunidades.

Português:
 Professor pode solicitar que os alunos expliquem de forma descontraída através de video curto ou imagem o conceito principal das escolas literárias, romantismo, realismo…
Pode solicitar também que os alunos fotografem placar com erros de português ou frases que possuam determinados tempos verbais.

Ciências:
Professor pode solicitar que o aluno fotografe como é feita a coleta de lixo do seu bairro.
Pode solicitar que o aluno fotografe insetos, animais que estão no nosso cotidiano e que são estudados em aula.

Biologia:
A atividade pode ser fotografar pequenos biomas, ou animais da fauna da região onde está localizada a escola. Fotografar vivedouro de micro organismos ou filmar alguma situação em especial.

Física:
É um recurso especialmente interessante este do vídeo para o professor de física, pois inúmeros conteúdos tem relação com movimento ou alguma situação que normalmente já utiliza de imagens para serem descritas. 

Química:
O vídeo também pode ser de grande utilidade para o professor de Química, pois inúmeras reações químicas acontecem ao nosso redor todo o tempo. Basta afinar com o conteúdo trabalhado no momento.
Fotografias podem ser utilizadas para que o aluno procure na sua região imagens que retratem, por exemplo, a comprovação de leis da Química.

     Os alunos vão ter ainda mais ideias e com certeza poderão tirar dúvidas que vocês tenham sobre a utilização do aplicativo.

      Nossas idéias podem não ter sido exatas, pois cada professor sabe melhor de sua Cátedra, ainda assim esperamos que elas sejam suficientes para inspirar idéias originais e que isso possa facilitar a inclusão de novas tecnologias na prática pedagógica de muitos docentes.

      Não deixe de ler também o artigo de nosso blog onde tratamos do documento da Unesco sobre utilização pedagógica do celular. Basta clicar na imagem abaixo.

Ensino móvel para professores. Temas Globais.


Dê uma olhada também nestes artigos, basta clicar no título:

Práticas pedagógicas com Facebook

Sobre a proibição dos celulares em sala de aula

Mensagens instantâneas pelo celular, uma grande sacada

Compartilhando a internet do seu celular para tornar a aula mais dinâmica
  
Esperamos abrir novos horizontes para nossos colegas professores no que se refere à utilização de tecnologias em aula!

Será ótimo contar com sua participação com comentários e ideias!!

Um grande abraço


                                                                 por Denise e Paulo Desiderio



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado professora Nice!! É sempre muito bom saber que estamos ajudando!! Sinta-se à vontade também para participar quando quiser! Grande abraço!!

      Excluir
  2. Adorei a ideia do uso de # via instagram e fotografia! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou Michelle! Obrigado pela atenção!! Se fizer uma atividade assim, não esquece de nos contar. Vamos se falando! Abraço!!

      Excluir
  3. Essa dicas foram TUDO! Agora só resta praticar! Aguarde que postarei o resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. kkkk que barato!!! Lanalila, estamos no aguardo do seu relato de experiência! Aposto que vamos você trará muitas experiências que ainda não tivemos!! Obrigado pela visita!! Abração!!

      Excluir