Histórias em Quadrinhos na sala de aula!!

Olá colegas professores e professoras.

História em quadrinhos faz parte da infância de muita gente, e com certeza não saiu de moda por conta da tecnologia.

Hoje viemos trazer algumas dicas sensacionais de sites incríveis onde você professor, pode montar suas próprias histórias em quadrinhos e assim produzir conteúdo juntamente com seus alunos.

Você vai ver como é realmente muito mais fácil e divertido do que você pode imaginar!!

Como usar?
O professor pode produzir o conteúdo relativo à sua matéria e publicar online, pode ainda imprimir para usar em aula, pode fazer montagens de vídeo e PowerPoint com os quadrinhos, ou pode salvar como imagem e distribuir aos alunos...

Pode ainda solicitar aos alunos que criem os HQs a partir de situações mediadas pelos professores, o que vai ao encontro do que se espera do atual processo de ensino aprendizagem, onde o aluno é construtor do próprio conhecimento.

Características
A maioria das ferramentas disponíveis são em inglês, ainda assim existem boas opções em português e gratuitas, além disso os navegadores fazem sempre um bom trabalho ao traduzir a página, fazendo o contexto ficar mais inteligível.

No geral, após um rápido cadastro, você se vê em uma página onde escolhe quantas tiras vai utilizar e logo pode escolher os itens dos cenários, geralmente existem inúmeros ambientes, objetos, animais e personagens para se escolher. Além disso, cada um destes itens pode ser modificado, por exemplo, os personagens podem ter suas feições,  membros e até posições alterados para a necessidade do autor.

Se desejar, pode pagar para ter alguns recursos extras, como criar pastas pessoais por exemplo.

Parece ser o mais completo e com mais opções de montagens. Este site também disponibiliza uma área exclusiva para professores que quiserem criar ambientes virtuais de aprendizagem para seus alunos. Este serviço é pago.
Quando da confecção deste post, não estávamos conseguindo fazer uma tira com o Pixton, mas o site é bem antigo e confiável. Segue abaixo um vídeo de apresentação do site.
Clique aqui para ver um vídeo e conhecer mais dessa incrível ferramenta!É muito fácil, acredite!!

Não tem tantas opções, mas os personagens são simpáticos e também é bem fácil para se criar a HQ. Veja um exemplo que criamos em alguns minutos.



Este parece mais com os desenhos animados da televisão, e por isso tem muitas opções se o ou a colega tiver interesse em navegar no site. Veja nossa tirinha feita em alguns minutos para ilustrar esta matéria.

Este site aposta em personagens simples e meio soturnos. Muitos alunos gostam do estilo destes personagens.

Este site produz pequenas histórias e não só tiras. É nacional e muito fácil de utilizar. Pena conter tão poucos personagens e itens em relação aos outros sites. Mas vale muito conhecer e deixar nos favoritos também!!
Esperamos que estas informações lhe sejam de grande valia!!

Um abraço e não deixem de postar sobre como utilizaram as HQs em suas aulas!!


Um comentário:

  1. Olá queridos Paulo e Denise! Estava justamente procurando recursos para criação de HQ, e não conhecia a 2a, 4a e 5a sugestão. Muito obrigada pelas dicas! Estou apaixonada pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir