O que seus alunos poderiam dizer em 1 minuto?

Uma das críticas mais árduas a que a geração de nossos alunos precisa responder é a de que esta juventude não tem foco,  está sempre diversificando seus interesses sem se aprofundar em algo específico. Muitos dizem que estes novos jovens são superficiais, não se aprofundam no conhecimento e se distraem com facilidade dificultando assim o processo de ensino aprendizagem.

Nós do Projeto Professor WIFI escolhemos defender os pontos positivos desta geração de alunos.

Podemos pontuar seus conhecimentos avançados na cultura ciber atual, sua habilidade em aceitar as diferenças, de aprender rapidamente aquilo que mais lhes interessa, de lidar melhor com situações multitarefas e principalmente de produzir conteúdo dos mais variados gêneros com os mais variados objetivos.

Pensado nesta última qualidade podemos aproveitá-la em sala de aula para produzir algo autoral e significativo para os alunos.

Nossa sugestão hoje é trabalhar com “Festival do Minuto” ou espelhando-se nesta premissa para atividades e por que não até avaliações.

O Festival do Minuto é um concurso temático em que os participantes devem expressar em apenas um minuto uma ideia pré determinada. Normalmente o vencedor expressa em seu vídeo um misto de criatividade e síntese. O concurso inclusive está aberto. Quem sabe você ou seus alunos não se inscrevam? Dá uma olhadinha depois.
Clique aqui e conheça o festival do minuto.

Podemos trabalhar com nossas classes um tema específico e propor um tema para que eles façam um vídeo de apenas um minuto explicando, exemplificando, criticando, romanceando, ou tornando cômico um determinado conceito.

É possível trabalhar com temas transversais que possuem abordagens mais amplas e que os alunos tenham um conhecimento prévio, isso com certeza facilitará a adesão e engajamento dos alunos para realizarem o trabalho. Dividi-los em grupos de até 5 integrantes pode favorecer a participação e garantir que os vídeos sejam gravados, editados e apresentados.

O professor pode ainda mostrar alguns vídeos para que os alunos entendam a ideia. Explique que a edição e texto serão autorais e que eles tem liberdade dentro do tema estabelecido para criar.

Estabeleça um prazo razoável de até 15 dias, mas tudo depende da realidade da sua comunidade escolar! Crie um grupo no facebook para que seus alunos postem os vídeos e comentem. Talvez não seja o objetivo principal a competição, mas podemos combinar com a coordenação pedagógica da unidade escolar para que as apresentações sejam no mesmo dia e que todos os alunos mesmo os de sala diferente conheçam os trabalhos dos colegas.

Nossa sugestão inicial é que os professores trabalhem com temas transversais, mas com criatividade esta ideia pode funcionar também com o conteúdo curricular das suas turmas.

Temas Sugeridos:
*Como mudar o mundo?
*Preconceito
*Consequências do Bullying
*Poluição e o futuro do planeta Terra
*Qual é meu papel neste mundo?
*Padrões de comportamento e estéticos criados pela nossa sociedade
*Memória afetiva do seu bairro ou escola
*Acessibilidade

Os alunos podem gravar os vídeos no celular e editá-los em aplicativo para celular. Existem vários grátis que fazem isso. Tenha o cuidado de assegurar que ao menos um integrante do grupo saiba editar vídeo ou se comprometa a aprender. Geralmente isso não é segredo para eles. 

Se você nunca participou de nossas aulas ou se edição de vídeo é um problema para você, não se preocupe, fique atento pois em poucos dias lançaremos um novo episódio da série “Ei professor, você tem 5 minutos?” cujo tema é justamente edição de vídeo. Aproveite e se cadastre no blog para receber as atualizações por e-mail.

Esperamos que esta sugestão contribua para que suas aulas se tornem ainda mais interessantes e dinâmicas para seus alunos.



Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário