Confira Este Rico Material Sobre Indisciplina. Você Quer Ajuda?

Olá colega professor(a)

Como sabem costumamos ter uma enquete em nosso blog que dura geralmente entre 15 e 30 dias, sobre algum tema pertinente ao trabalho do professor.
Nossa última enquete terminou com os seguintes dados:


Você acredita que a participação realmente ativa dos pais pode diminuir problemas com indisciplina?

Só em alguns casos..
  4 (8%)
Faz toda a diferença...
  41 (91%)
Indisciplina não é problema dos pais ou responsáveis e sim da escola.
  0 (0%)


Como pudemos perceber, a maioria da audiência do blog (que é 90% formada por professores, como já mostrou outra pesquisa que fizemos), acredita que a indisciplina tem muita relação com a falta de participação ativa dos pais no processo de formação dos alunos. 

Falando nisso uma nova enquete já está no ar. É só responder aí na lateral do blog.

Na verdade a indisciplina é um dos problemas mais comuns da prática docente, como apontam diversas pesquisas e reportagens e também um dos problemas mais discutidos nas salas dos professores!!!

Os leitores cadastrados no site, receberão nos próximos dias via e-mail ainda mais material de qualidade sobre como lidar com a indisciplina. Não deixe de se cadastrar, é na barra lateral do blog e só demora alguns segundos.

Nós já escrevemos sobre o Class Dojo, um aplicativo que promete auxiliar o professor a lidar com a disciplina em sala de aula. Clique aqui para ver o artigo.

Para iniciar, eu devo mostrar mais dois aplicativos que tem como objetivo fazer com que, tanto professor quanto a instituição escolar lidar possam lidar de uma forma mais objetiva com a disciplina.

Discipline Plus - A produtora é norte-americana e o software só é comercializado para escolas. Pode ser feito sob encomenda ou adquirida sua versão completa. Mas no site existem várias ferramentas e testes úteis para professores.

Positive Discipline - Também de uma organização Estadunidense que trabalha a alguns anos com livros e palestras sobre indisciplina escolar. Este software vem com uma coleção de cards com situações e suas melhores soluções, para que pais, professores e alunos consigam encontrar o melhor caminho para superar os desafios que se mostram. Também é pago, mas neste caso são por volta de R$5,00.

Mas a indisciplina em aula é na verdade a resultante de várias situações e contextos, então o pensamento de que somente um aplicativo pode resolver a questão me parece ainda bastante leviano. 

Seguindo este pensamento e acreditando que o professor tem que aprimorar seu "fazer docente", selecionamos duas palestras com conteúdo muito útil e que ajudam a lançar um pouco de luz sobre o assunto "indisciplina".

A primeira é um workshop do Professor Davi Marangon onde ele discute o conceito de disciplina e também como o viver em sociedade afeta a relação professor aluno, além de falar sobre a postura do professor ao lidar com a indisciplina e como este pode compreender melhor as situações que geram a falta de ordem.


Neste segundo vídeo, professora de Psicologia Educacional na Universidade de Ilinois, Dorothy Espelage, especializada em Bullying e Violência Juvenil e autora de vários livros sobre o tema, faz uma palestra bem completa onde aborda inclusive a necessidade da uma aproximação maior com os pais no processo de ensino aprendizagem, assim como nossa pesquisa no início do post também mostrou!




Caso tenha achado nosso conteúdo de alguma utilidade, compartilhe com outros professores ou professoras!

E lembre-se de cadastrar seu e-mail em nosso blog para receber conteúdo exclusivo, é bem aqui ao lado e não demora nada.

Grande Abraço

Um comentário:

  1. Encontrei este material sobre o tema.Considerei muito bom.Nós precisamos parar com este cabo de guerra com os pais de modo a conseguir trabalhar o duro é a não existência ou a péssima divulgação das prováveis soluções.
    https://youtu.be/n5J9qgLnTY8

    http://gepem.org/site/index.php/gepem-campinas/eixos-e-pesquisas

    https://youtu.be/y9BO-GfCNMU

    ResponderExcluir