Colega docente, veja estas 7 formas de utilizar o pendrive

Pessoal, hoje vamos saber mais sobre um aparelhinho que faz cada vez mais parte do cotidiano dos professores: O Pendrive.


Tanto para uso pedagógico, como para o uso do professor no seu dia-a-dia.

Os PenDrives, que também conhecido por Memória USB Flash Drive, é exatamente isso que o próprio nome define, uma memória independente chamada EEPROM que tira sua energia de funcionamento quando está conectado ao computador, mas que mesmo quando está desenergizada pode guardar informações, ao contrário da memória RAM do computador, por exemplo!

A maior facilidade é que o formato USB permite a utilização destes dispositivos de memória em diversos equipamentos, não só nos computadores, mas também em televisores, projetores, mesas de som e rádios.

Normalmente usamos o pendrive para transportar arquivos, sejam fotos, videos, documentos... mas o pequeno dispositivo pode nos ser útil de diversas outras formas tanto pra professores quanto para outras pessoas, com alguma ajuda de alguns aplicativos.
Veja algumas dicas de utilização de PenDrives

1 - Tenha pelo menos 2
Dê preferência para ter 2 dispositivos, um para usar em casa e outro para levar para a rua. Quando conectamos nosso pendrive nos computadores, ele fica suscetível a vírus e programas maliciosos, além de exposto à queimas ou perdas, por isso é uma boa ideia não usar um só dispositivo para diferentes fins.


2 - Use Antivírus
Com a mesma facilidade que os PenDrives
 nos ajudam na transferência de arquivos, ele pode também ser infectado por diversos programas maliciosos, e para isso é importante ter instalado em seu pendrive algum software que filtre esta infestação e não deixe criar problemas com um pendrive cheio de vírus para contaminar todas as suas máquinas.


3 - "Tranque" seu computador
Imagine que o computador só funcione se você plugar seu pendrive. É o que proporciona o programa USB RAPTOR que quando instalado, cria um código chave de forma que quando o pendrive estiver desplugado, o computador fica bloqueado e só volta a funcionar com a "chave" instalada no pendrive.
Clique aqui e visite o site do desenvolvedor
A dica é ter 2 PenDrives com o dispositivo, pq se vc perder o 
pendrive, terá problemas em ligá-lo novamente!


4 - Aumente a velocidade do computador.
Você pode usar o pendrive como uma memória auxiliar à memória RAM do seu computador e torná-lo um pouco mais rápido, facilitando algumas tarefas do dia a dia. 
Clique aqui e veja como fazer 


5- Carregue múltiplos aplicativos
Existem softwares que já vem com diversos aplicativos instalados, como gerenciadores de e-mail, editores de texto, de áudio e vídeo, leitores de pdf e diversos outros aplicativos úteis, mas você pode escolher retirar ou instalar novos aplicativos da forma que melhor lhe convier. É bem bacana e bem fácil, quando você pluga o pendrive com um programa desses instalado, ele abre uma janelinha para você gerenciar tudo direitinho. 

É muito prático, sabe quando vc tem que abrir na escola um arquivinho simples, tipo um pdf ou word , mas o computador da sala dos professores não tem o programa necessário instalado e vc não consegue abrir, pois é, agora você não precisa mais passar por isso.
 Vou deixar o links nas imagens abaixo:


Conheça o PortableApps


Este é o Lupo, também abre uma janelinha no canto com sues programasescolhidos previamente, existem versóes em português

6 - Leve as imagens para sua aula

Aulas com apresentação e leitura de imagens são muito ricas!
Mesmo que você não tenha feito um powerpoint, você pode verificar se aquela televisão da sala de vídeo tem entradas USB, ou se tiver um projetor disponível, certamente ali tem um encaixe USB.
Dá pra levar vídeos também! É bem simples, é só encaixar, selecionar a entrada correta no controle(geralmente é um botão chamado source) e ir passando as imagens com o controle remoto!
Além de ser uma forma prática de sair da rotina!


7 - Não se esqueça de Remover o Hardware com Segurança
Essa dica ficou por último, mas é a mais importante. É uma dúvida muito grande entre os usuários e aqui está a resposta. A maioria dos pendrive pode sim sofrer algum dano ao ser desplugado do computador sem clicar no botão "Remover Hardware com Segurança", pois o pendrive usa energia elétrica para funcionar e uma retirada brusca pode causar algum curto, por algum motivo. 
No windows, basta ir no ícone de pendrive que costuma ficar na barra de tarefas próximo ao relógio e alí clicando aparecerá a opção "Remover Hardware com Segurança". Ao clicar alí será informado se já é possível retirar o dispositivo ou se este ainda está sendo utilizado



Achou útil?

Comente e compartilhe!!

Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário