Colega, Conheça 10 Sites De Jogos Pedagógicos Que Deixarão Sua Aula Ainda Mais Incrível!!

Olá colegas!

O assunto hoje é Gameficação!



Para quem não está familiarizado com o termo, significa a utilização de jogos para aumentar o engajamento de uma audiência em determinado assunto; no nosso caso, aumentar o interesse dos jovens em assuntos relativos à educação, às nossas aulas!

Este é um tema ainda pouquíssimo trabalhado ou conversado entre nossos pares, principalmente nas reuniões pedagógicas que eu tenho frequentado!

Também pudera, há pouca bibliografia sobre o tema para que professores e professoras possam se debruçar sobre e, apesar de alguns cursos particulares bem específicos, este não é um tema que tenha alguma influência direta de políticas públicas e também não há uma oferta realista de cursos.

Aqui abaixo, disponibilizamos dois ebooks gratuitos que você pode baixar e ler.... e nos enviar as suas impressões depois!


Clique na imagem para ser direcionado ao site de download

Clique na imagem para ser direcionado ao site de download
Então vamos abordar esse tema dividindo-o em duas postagens...

Na próxima postagem, falaremos sobre a criação de jogos em sí!

Hoje, abordaremos sites de games, explicando como, por que e por quem podem ser usados.

Primeiramente é legal falar sobre o papel do professor, que deve ser o potencializador do processo, encontrando jogos interessantes e fomentando a curiosidade do aluno, fazendo com que este continue no jogo, superando os desafios e aprendendo enquanto se diverte.

Outros fatores extremamente relevantes são:

Colaboração > Os jogos tem o fator colaborativo que auxilia sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem, seja por que permite superar desafios em grupos, seja por que auxilia na apreensão do conteúdo, seja por que mostra quando é possível melhorar ou até ensinar e aprender novas técnicas.

Competitividade > Bem menos saudável no convívio cotidiano, a competitividade na gameficação permite que o aluno lide com sua auto-estima e tente sempre superar os colegas, fazendo com que todos se empenhem mais ainda na resolução do problema proposto pelo jogo. As vitórias conquistadas também são um diferencial para os jovens, portanto, a tendência é a seguinte, quanto mais vitórias o aluno conseguir, mas entusiasmado para novas vitórias ele ficará!

Desempenho > É muito fácil para os alunos imersos nos jogos, perceberem seu grau de desempenho; uma fase que se passa fácil demais, outra que é necessário repetir várias vezes, isso torna melhor tanto para aluno quanto para professor diagnosticar e avaliar o desempenho, além disso é possível desta forma pesar os resultados e fazer avaliações mais detalhadas e assim antecipar possíveis dificuldades que o aluno tem, tornando o trabalho do professor mais eficaz!


Entre outras vantagens podemos citar com tranquilidade:

-motivação
-criação de abertura para diálogo
-implementação de desafios a serem solucionados,
-apresentação de novas narrativas, o que cria novo repertório para o aluno
-aumento da empatia na relação professor-aluno
-melhoria nas notas
-novas bagagens para que o aluno se aproprie e se envolva
-criação de um ambiente onde aprendizado e diversão caminham juntos
-novas abordagens para velhos conteúdos




E finalmente eis uma lista com sites incríveis onde você e seus alunos podem se divertir brincando.

Claro que você pode criar todo um plano de aula, indicando quais as habilidades que vc pretende exercitar nos seus alunos, mas isso fica por conta de sua criatividade!

Quero deixar um agradecimento ao colega Fábio, professor de matemática, que me indicou esses dois primeiros links e que cuja conversa inspirou este artigo!

CURRÍCULO + > Este na verdade é um site da secretaria de educação do Estado de SP que agrega uma ENORME quantidade de links para sites de jogos pedagógicos e outros recursos digitais que podem ser usado em sala de aula.
Se você não for de SP, não se preocupe, os links não precisam de nenhum tipo de login especial. São dezenas de links, divirta-se!!


NOAS > Site com jogos extremamente bacanas e interessantes. São em sua maioria, jogos nos moldes que os alunos gostam, com fases, chefes, tiros, mistério.. mas todos com uma temática focada exclusivamente para o ensino. Navegando pelo site vc escolhe a matéria que quer estudar e aparecem diversos jogos.
Dê uma fuçada, encontre jogos que se encaixem no seu conteúdo, jogue e depois apresente para os alunos.. jogue com eles na sala de informática, enfim..


ESCOLA GAMES > Este site é mais genérico, mas tem muitos jogos que cabem perfeitamente no currículo do ensino fundamental e também do ensino básico.

JOGOS GEOGRÁFICOS >  Como o nome diz, site com diversos jogos que podem ser usados pelo professor de Geografia

JOGO ERA FEUDAL >  Área do site destinada exclusivamente a este jogo da era Feudal, onde o professor de História pode trabalhar esse período de forma que haja bastante interação




JOGOS DE FÍSICA > Aprender a tabela periódica nunca foi tão divertido

JOGOS DE BIOLOGIA > Este endereço possui inúmeros jogos interativos na área de biologia, cujos temas vão desde o desenvolvimento celular até a criação de partículas! Vale muito a pena!

BIOLOGIA CELULAR > Um Blog destinado a apresentar e a propor, aos professores de Biologia e de Ciências, tecnologias educacionais para a introdução e o ensino dos conteúdos de Biologia Celular no Ensino Médio e no Ensino Fundamental

SÓMATEMÁTICA > São inúmeros joguinhos, mas não são queles jogos com gráficos empolgantes, mas com certeza abarcam muito do conteúdo da matéria para ensino fundamental e médio!

MANGAHIGH > Site fantástico que vai deixar os professores de matemática super entusiasmados! É preciso fazer registro!

Agora você já tem uma ideia divertida para montar suas aulas para o ano que vem!

Aproveite as férias para jogar e ter ideias de atividades!


Na próxima postagem falaremos sobre como o professor pode criar seu próprio ambientes de gameficação!

Obrigado pela sua atenção e compartilhe este conteúdo se você achar que foi útil!

Se inscreva também em nosso blog para receber as postagens atualizadas!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário