Jogo Permite Que Seu Aluno Seja Prefeito Por Um Dia

Olá gente! Lamentamos pelo longo tempo sem escrever! Temos bebê novo em casa e por isso nosso tempo teve que ser todo modificado, diversas vezes... rss

Enfim, voltamos pra falar de um jogo muito legal e útil! Se chama CIDADE EM JOGO!


Tenho oitavos anos e eles passam pelo conteúdo voto e cidadania, e pretendo usar esse jogo como método de recuperação contínua com eles!


 A sacada é muito legal e simples! Ao entrar, o aluno tem contato com a necessidade de tomada de uma série de decisões sobre políticas públicas e ainda levar em consideração os fatores econômicos e políticos.

 O jogo segue uma sequência onde num primeiro momento ele se vê na posição de observar opções e entre elas escolher as prioridades do seu mandato. Depois de selecionadas as prioridades, o prefeito tem contato com várias políticas públicas que podem ser implementadas e deve escolher a que ele julgar que pode acabar com o problemas ou melhorar a vida dos habitantes da sua cidade.



Mais bacana que isso é que é possível ter contato com as consequências de suas ações e verificar quais setores da cidade foram afetados. Dessa forma o jogo permite avaliar quais os efeitos das suas modificações na cidade.

É muito comum que os alunos não consigam abarcar essa realidade de posição de comando e escolha. Para muitos é algo tão inatingível quanto incompreensível. E é por isso que sempre que possível devemos trazer para perto de sua realidade, a experiência das escolhas políticas.


O jogo permite aos alunos, perceber as consequências de cada ação, ou omissão, por parte do poder público e traz a oportunidade para várias reflexões referentes à cidadania, direitos e deveres.


A parte negativa até agora é que eu achei muito burocrático para participar. Muito cadastro e demora pra poder realmente entrar no jogo! Esperemos que isso melhore.

Para entrar no site do jogo, clique aqui

Assim que tiver minha primeira experiência de aula com o jogo, eu escrevo outro artigo com um relato de prática!

Caso você já tenha alguma experiência com o jogo, conta pra gente nos comentários abaixo!
"Um game educativo desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center para auxiliar professores na abordagem de temas relacionados à cidadania e educação política em sala de aula, ao mesmo tempo em que estimula o pensamento crítico dos alunos."

Obrigado e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário