Ei professor, entre na onda dos apps!!

     
          Você sabe o que é um "app"?
          É um software aplicativo, o que conhecemos genericamente como programa ou aplicativo. O termo talvez tenha mais relação com os aplicativos móveis, isto é, aqueles que se instala nos celulares e tablets. O microsoft office é um software aplicativo de escritório, por exemplo. Neste post abordaremos os aplicativos móveis, como os que lotam os tablet e celulares de todos nós.
         Existem muitos aplicativos educacionais em português, ainda que sejam pouquíssimos sem comparados aos que existem em Inglês por exemplo. A maioria deles é gratuita, porém é necessário que o educador verifique se vai lhe ser útil em sua aula.

         A maioria dos aplicativos rodam em Android e em Iphone, que são os sistemas operacionais mais comuns hoje em dia.
         A forma com que o professor vai utilizar o aplicativo vai depender do que pretende o professor e do que o aplicativo faz. Pode ser usado tanto em sala de aula como para atividade extra-aula. 
         Seja claro e estabeleça a utilização juntamente com seus alunos, mas não tenha medo de que eles podem não entender o funcionamento do app, provavelmente eles vão aprender mais rápido do que nós o fizemos.
          Estes aplicativos educacionais prontos que estão disponíveis podem ser muito úteis, porém tem o inconveniente de não estar necessariamente ligado à sua matéria. Para este problema, existe a opção de o professor criar o próprio aplicativo, mesmo sem nenhum conhecimento de programação. Falaremos disso em um outro post. Falaremos ainda em outra oportunidade sobre aplicativos para ensino de idiomas, aguarde!

          Os aplicativos são encontrados pra download em vários sites. Abaixo seguem algumas indicações de aplicativos e explicações de seu funcionamento. Todos os softwares são de terceiros, portanto, não nos responsabilizamos. Todos os links são de apps gratuitos, porém muitos deles provavelmente pedirão pagamento para uma versão mais completa do aplicativo.
         Atenção, lembro novamente que o professor precisa saber qual sistema os alunos possuem para verificar se é compatível. E fácil, basta ver se o programa é para Android, IOS ou Iphone. Outra coisa, a maioria está em inglês:
Nome
Descrição
Link
Sist. Oper.

Truques Matemáticos Lite

Divertido aplicativo que ensina como o aluno pode fazer diversos truques com contas.



Android

Ácidos Nucleicos


O Ácidos Nucleicos é um aplicativo educacional para Android que se propõe a ensinar mais sobre DNA e RNA a alunos de ensino médio. 



Android

 

Visual Anatomy Free



Você pode ter um guia de anatomia no seu smartphone. Este app mostra as principais partes do corpo humano e seu funcionamento. Ao selecionar uma imagem na interface, ela é ampliada e mostra sinais +. Quando um deles é tocado, surgem o nome do órgão e um texto explicativo sobre ele. Em inglês.



Android

Math Pratice

Um jogo divertido para a prática da adição, subtração, multiplicação e divisão.



Android

Aulas de Portugues

Programa feito par o português de Portugal. Programa interessante sobre gramática portuguesa.



Android

Chemistry Mobile Free


Programa para auxiliar estudantes de química.



Android

Calculadora de Química

Este aplicativo, está sendo desenvolvido e distribuído para ajudar alunos que fazem o curso de química e necessitam calcular repetidamente concentrações, massas ou volumes utilizados no preparo de soluções



Android

LookBiologia

LookBio
Aplicativo Oficial do Professor Rodrigo Acácio.
Vários assuntos da biologia abordados de forma curta e direta.Vídeos de apresentação de cada aba, comentados pelo professor.Guia de tópicos dos assuntos de Introdução à Biologia, Bioquímica, Citologia, Taxonomia e Reino dos Seres Vivos. Com uma abordagem diferenciada, o LookBio facilita a consulta da Biologia do ensino médio.



Android

Dicionário de Biologia

Em sua primeira edição, contendo 1085 verbetes, o Dicionário Biologia no texto da Coleção Minidicionários da Editora W procura reunir em um só exemplar alguns dos conceitos mais importantes no estudo da biologia. Com esse aplicativo o estudo de biologia se torna rápido e dinâmico. Através da ferramenta pesquisa o usuário poderá ter um rápido acesso aos verbetes podendo também adicioná-los aos favoritos fazendo com que assim ele crie uma lista personalizada das palavras mais importantes.


Android

ENEMQuiz - Provas do ENEM


Ferrramenta para estudar para o enem


Iphone/ipad

Hand Talk Tradutor para Libras


Extremamente útil. O programa traduz palavras escritas para linguagem de sinais através de um boneco no visor


Iphone/ipad

Beautiful Planet HD

Aplicativo que reúne fotos e detalhes da cultura de inúmeros países espalhados ao redor do mundo. Sua galeria de fotos, com mais de três décadas de imagens, foi produzida pelo fotógrafo Peter Guttman



Iphone/ipad

World Atlas HD

Mapas de todo o mundo disponibilizados pela National Geographic



Iphone/ipad

History: Maps of World

Mapas históricos do planeta Terra



Iphone/ipad

The History Clock

O aplicativo converte o horário atual em um ano e mostra fatos históricos da data



Iphone/ipad

World Book -  This Day in History

Calendário interativo que mostra os eventos históricos diários



Iphone/ipad

         Não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências.

CLIQUE AQUI  e veja também o post sobre como você mesmo pode criar aplicativos para suas aulas!

         Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário