Quadrinhos. Mais dicas sobre como usar em atividades pedagógicas!

Olá colegas!!

Lidando com tantos jovens diariamente, o que não faltam são situações inusitadas, muitas delas são engraçadas.

Esses dias eu pensava que algumas destas situações que acontecem em sala de aula, são divertidas e inocentes o suficiente para serem compartilhadas, pois fazem parte da realidade de muitos docentes. Foi quando pensei que fazer charges sobre isso seria uma boa forma de abordar um tema com os alunos.

Costumava utilizar o site ToonDo para fazer quadrinhos, mas acontece que existe uma certa limitação de personagens e de fundos nesta ferramenta; ainda assim cheguei a fazer um quadrinho sobre uma situação e mostrei pra Denise, que como sempre, ou dá uma ideia ótima ou ajuda a melhorar uma ideia já boa! rss

Ela perguntou se no site onde eu fazia, não era possível fazer um boneco parecido comigo, aquilo que chamamos de Avatar, já que eram situações pessoais e tal... poxa, que legal, ai enfim....

Enquanto procurava por uma ferramenta que me proporcionasse fazer um boneco parecido comigo mesmo, encontrei uma fantástica que preciso dividir com vocês!!
Clique aqui para conhecer o link

Não é um site novo, então alguns devem conhecer, o site se chama Bitstrips!

É muito simples, fácil e divertido...e de graça!! Vc pode fazer um login inserindo seus dados ou somente logando pelo Facebook.
Antes de logar, traduza a página para facilitar seu trabalho!
Ao criar o personagem você escolhe detalhes faciais que ajudam a montar um personagem parecido com quem você quiser!!

Assim, você pode então fazer personagens históricos, da literatura ou famosos, o que ajuda a criar uma atividade pedagógica bem personalizada!!

Também é possível fazer montagens com seus bonecos e outras fotos, por exemplo colocar o personagem Salvador Dali dentro de um quadro seu explicando os elementos da obra, Marx no meio de uma greve ou protesto para explicar o socialismo, as possibilidades são infinitas e o mais interessante é que o aluno criando ou estudando a charge/tirinha fará uma leitura bastante ampla visto que contará com múltiplos elementos explicativos como imagem, palavras, personagem.

São exemplos do próprio site, só mudei a fala.
Gosto muito de trabalhar com quadrinhos, pois é uma maneira informal de aprimorar tanto a escrita quanto a compreensão e que dá muito resultado! E essa é uma área onde todos sabemos que grande parte dos alunos tem grande dificuldade: compreensão de uma situação, de um texto, e etc... e isso com certeza vai fazer parte das suas próprias ferramentas para ler o mundo que o cerca!
 Os alunos são geralmente muito receptivos! Dá pra usar com várias faixar etárias, respeitando a evolução e características de cada uma.

No livro Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula, encontramos um ótimo conteúdo e incríveis ideias, além disso a obra nos dá algumas razões para utilizar quadrinhos como ferramenta pedagógica.

  • Os estudantes querem ler os quadrinhos
  • Palavras e imagens, juntas ensinam de forma mais eficiente
  • Existe um alto nível de informação nos quadrinhos
  • As possibilidades de comunicação são enriquecidas pela familiaridade com as histórias em quadrinhos
  • Os quadrinhos auxiliam no desenvolvimento do hábito da leitura
  • Os quadrinhos enriquecem o vocabulário dos estudantes
Não encontramos esse livro pra disponibilizar para download mas CLIQUE AQUI e leia algumas páginas do livro no Google Livros... mas no final seria uma ótima aquisição! Tem várias dicas e dá pra consultar sempre que for preparar uma aula!!

Tem também o livro Histórias em Quadrinhos e Educação, do professor Elydio dos Santos Neto, que eu não conheço, mas foi muito bem recomendado! Se alguém souber mais sobre este livro pode nos contar, ali nos comentátios!!
Clique aqui para ir ao site da editora


No ensino de idiomas também é uma ótima ferramenta para exercitar o entendimento de um tema mais complicado, de gramática por exemplo, através do contexto em que a situação se apresenta.

Confira outras importantes dicas nos links indicados abaixo, basta clicar em cada um para ser direcionado!
  1. Postagem do nosso blog com outras ferramentas para criar quadrinhos de forma bem fácil para usar na sua aula;
  2. Apresentação de slides muito legal com dicas de utilização aliás, vale a pena indicar o blog deles também! Clique aqui e conheça o blog!
  3. Guia da UNESCO para trabalhar temas diversos usando HQs.
  4. Matéria da revista Nova Escola bem completa sobre o tema.
  5. Artigo muito esclarecedor do site Brasil Escola
  6. Ótima publicação do governo do RJ com sugestões de atividade com quadrinhos
  7. Observatório de História em Quadrinhos da USP
Só para finalizar, é importante dizer que o site que apresentamos no início, o Bitstrips, tem também um aplicativo para celular ou tablet que é bem prático apesar de não tão completo; além disso o site de internet fornece um link só para educadores, porém é uma versão paga. Ela oferece oficinas de criação de HQs e também algumas dicas de utilização, além de conteúdo específico para educadores e outras ferramentas pra incrementas seus quadrinhos!

Clique aqui e confira vc mesmo, mas não esqueça de traduzir a página caso tenha problemas como idioma
Um grande abraço, boa aula e não se esqueça de cadastrar seu e-mail pra receber novidades do Projeto Professor Wifi!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário